Alagamento e entupimento podem ser culpa da própria sociedade

Que o óleo de cozinha causa danos ao meio ambiente, todo mundo sabe. Mas existe outro estrago causado pelo descarte irregular de óleo que pouca gente se dá conta: o descarte incorreto do óleo de cozinha na estrutura pública.

Assim que o óleo é jogado pelo ralo, o material segue direto para a tubulação. Como ele é menos denso que a água, o óleo acaba aderindo às paredes, retendo partículas sólidas como restos de comidas e sujeira. O resultado é uma crosta de gordura sólida em conjunto com todo material que escoa pelas pias.

E onde há dejetos sólidos, dificilmente a água consegue transitar! Some isso com milhares de residências desperdiçando óleo diariamente e teremos um sério problema na rede pública, com obstrução da passagem de água e o resultado certo é o alagamento no interior das residências e ruas.
Problema é de todos
Quem já presenciou alagamentos nas ruas após uma chuva forte (geralmente nas esquinas) muitas vezes nem imagina que pode ter contribuído para o ocorrido, que aquilo pode ter como causa o acúmulo de óleo na tubulação. Como toda a água que utilizamos em casa vai para a rede de esgoto, com a obstrução, o esgoto vai acumulando e causando o transbordamento.

A água da chuva não desce – ao contrário, sobe trazendo materiais insalubres, lixo, a própria gordura do óleo. Em casos mais extremos, força a tubulação até que a mesma se rompa.

Nesse momento, entramos em um ciclo de danos ambientais extremos! Para desentupir esses canos, as autoridades públicas utilizam produtos químicos pesados. É mais contaminação na água, atingindo quem passa por estes locais!

Descarte corretamente o óleo
Faça sua parte e contacte a Ambiental Santos para o descarte correto do óleo de cozinha! Com todos os problemas que citamos acima, está mais que óbvio de que todos temos responsabilidade, direta ou indiretamente, pelos alagamentos. Fale com a gente pelo Face ou Insta e tenha uma atitude ecologicamente correta: Seja parceiro da reciclagem do óleo de cozinha utilizado.

Fizemos um vídeo no TIK TOK para te ajudar a entender 😉

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!