Comércio pode ajudar a comunidade e ainda ganhar com a coleta de óleo vegetal

Pontos de vendas para óleo vegetal existem muitos, mas pontos de coleta ainda são muito poucos. Nesta matemática é fácil constatar que produção, venda e consumo superam com folga o volume de óleo descartado corretamente. Além de entupir tubulações e causar alagamentos, o óleo impermeabiliza o solo e inutiliza água de rios e lençóis freáticos urbanos.

Para mudar este cenário, é preciso conscientizar as pessoas sobre a importância deste processo de reciclagem e aumentar o número de pontos de coleta de óleos vegetais usados – que estão atualmente localizados em algumas escolas e comércios em geral:

“O comércio local pode começar a fazer esta coleta de maneira responsável. Além de ajudar o meio ambiente, todo o material coletado pode ser trocado por produtos de limpeza, por meio de programas de troca de óleo vegetal usado por produtos que servem para a higienização do estabelecimento” explica Vitor Dalcin, diretor da Ambiental Santos.

Comunidade mobilizada
O óleo coletado na comunidade para destinação correta pode ser trocado por desinfetante, detergente e sabão em pasta e para participar de algum programa de troca o comércio pode entrar em contato com a empresa que executa este serviço e solicitar a bombona, que é como é chamada a estação coletora.

Além dos moradores da região e clientes, os próprios funcionários podem descartar o óleo usado no coletor, que será recolhido até a reciclagem definitiva:

“As ações não precisam ser exclusivas para mercadinhos, como muitos pensam. Pode ser uma farmácia, um açougue, uma papelaria ou qualquer outro estabelecimento que tenha espaço para receber a bombona. Para incentivar a participação de todos, o comércio pode criar ações com descontos ou troca de produtos para cada litro recebido. Depende da criatividade do empreendedor” completa Vitor.

Hospital Beneficiado
Outro ponto de incentivo a coleta responsável e a participação do comércio é o programa de repasse de parte dos recursos arrecadados para entidades sem fins lucrativos como o Hospital Erasto Gaertner. Todo o comércio pode fazer essa escolha e se associar ao Programa Óleos do Bem.

 

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!