6 dicas para deixar sua empresa 100% sustentável

Quer deixar a sua empresa 100% sustentável em todos os aspectos? A Ambiental Santos sabe como fazer isso acontecer – e vai além da coleta de óleo de cozinha usado.

Basta seguir estas dicas e manter seu negócio alinhado com todas as tendências mundiais!

1 – Óleo de cozinha usado com destinação correta
Se o seu negócio usa óleo vegetal em alguma etapa de produção, o ideal é separar o material usado para a destinação correta. Já falamos dos benefícios, da importância para a natureza, da legislação e de como fazer a separação correta. Seja o óleo vegetal a matéria-prima da produção de produto final ou a fonte para a produção de alimentos na cantina do refeitório, por exemplo, saiba que o seu negócio precisa ter uma destinação correta independente da quantidade gerada.
 
2 – Copos descartáveis
O plástico é um dos maiores males que o ser humano produz contra a natureza. A ONU alertou que 80% de todo o lixo marinho é composto por plástico e se algo não for feito agora, a estimativa é que em 2050 a quantidade de plásticos na água supere a de peixes. O problema é que a presença de microplásticos nos mares já ultrapassou a quantidade de estrelas na galáxia, contaminando grande parte do sal marinho consumido no mundo. Até mesmo os peixes estão contaminados pelo microplástico!
Uma boa iniciativa é incentivar seus colaboradores a usarem copos e canecas reutilizáveis e isso vale para pratos, canudos e talheres.
Suspenda a compra deste material descartável, faça campanhas para conscientizar sobre o problema do plástico e procure evitar a geração deste tipo de lixo. Caso ainda haja plástico sendo consumido, separe todo o material para reciclagem.
3 – Reciclagem dentro do escritório 
Sabe aquele papel que saiu errado na impressão? Ele pode ser um excelente rascunho ou bloquinho de anotações! Caixas de papelão podem se tornar recipientes para guardar algum material de limpeza, por exemplo. Quando eles se tornarem realmente inúteis, separe para reciclagem. Existem empresas que recebem este material de maneira muito séria!
 
Lembre-se de que para produzir 100 folhas de papel é necessário sacrificar uma árvore de 2 metros de altura. 
Aproveite para fazer reciclagem seletiva de outros elementos, como lixo orgânico, separação de papel, plástico, metal, etc.
 
4 – De olho no consumo de água e de energia elétrica
Diminuir o uso de água e energia elétrica trazem benefícios para a natureza e para a saúde financeira do seu negócio. Fazer campanhas de economia de água e energia no ambiente de trabalho impactam também na vida de seus colaboradores, que podem adotar as medidas em suas casas.
Desligar o monitor do computador quando ninguém estiver usando, adotar sensores de presença para ligar a energia elétrica e evitar o desperdício de água reduzem o impacto na produção. Utilizar água da chuva para limpar a entrada ao invés de mangueiras é uma outra grande dica.
Veja a conta no final do mês o quanto você vai economizar!
5 – Novos equipamentos
Computador novo, além de ser mais útil, também gasta menos energia. Essa regra vale para diversos equipamentos que adotam padrões de consumo sustentável. Fique de olho nos padrões de classificação de consumo sustentável de energia. Os equipamentos antigos podem ser reciclados – cada cidade possui uma central de lixo eletrônico. Basta agendar!

6 – Transportes alternativos
Tudo bem que nem sempre é possível, mas incentivar o uso de patinetes, bicicletas e até mesmo as famosas caminhadas é uma forma de causar menos impacto na atmosfera com poluentes emitidos pelos veículos. Pode ser algo gradativo, como um dia por semana, até chegar um momento em que esse novo hábito se torne costume. Se as distâncias são muito grandes e fica inviável este tipo de locomoção alternativa, uma boa alternativa é incentivar a carona solidária dentre seus colaboradores.

Ambiental Santos deseja um mundo mais sustentável para todos – e a sua empresa deveria fazer o mesmo! Implemente todas essas ações e perceba mudança logo no primeiro mês!
Te ajudamos com a reciclagem do óleo de cozinha e o resto é com você!
Siga a gente no Facebook e no Instagram para saber mais sobre reciclagem de óleo vegetal e faça parte da mudança!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!