A cadeia reversa do óleo vegetal usado é excelente para todo mundo

De todos os produtos que são descartados diariamente no planeta, o óleo vegetal usado representa um dos maiores desafios pela alta capacidade de poluir tudo que encontra pela frente. Por ser líquido, até mesmo a armazenagem se torna um problema.

Em contrapartida, o óleo vegetal usado possui uma cadeia reversa bem interessante, desde que seja realizada de maneira consciente e com uma empresa responsável, como a Ambiental Santos.

Logística reversa
O ciclo reverso do óleo vegetal evita (ou minimiza) a degradação ambiental, faz a economia circular e pode servir como base para que outras indústrias sigam com seus ciclos. 

O óleo de cozinha usado pode voltar à indústria para servir como matéria-prima para a fabricação de um terceiro produto, além de evitar problemas nos sistemas de tratamento de água e esgotos quando o óleo é despejado inadequadamente. 

Depois de reciclado, o óleo de fritura usado pode ser utilizado como base para indústria de resina para tintas, produtos de limpeza (aliás, nem tente fazer detergente em casa com óleo usado pois o perigo é enorme como já falamos neste blog), ração para animais, biodiesel, lubrificante para carros e máquinas agrícolas, só para citar alguns exemplos. 

Para que essa engrenagem aconteça, é fundamental que todos os condomínios, bares, restaurantes ou quaisquer outros estabelecimentos que utilizem óleo vegetal participem da reciclagem da melhor forma. 

A reciclagem de óleos vegetais industriais vem ganhando espaço cada vez maior, não  porque os resíduos representam matéria-prima de baixo custo, mas principalmente porque os efeitos da degradação ambiental decorrente de atividades industriais e urbanas estão atingindo níveis cada vez mais alarmantes

Faça parte da solução! Somente com a conscientização de estabelecimentos e de toda a  sociedade a respeito do óleo de cozinha descartado de forma adequada é que teremos uma indústria mais ecológica.

Para finalizar, pense que a indústria vai utilizar óleo vegetal de qualquer maneira. Se é assim, que seja um óleo que não será mais consumido e potencialmente perigoso para o meio ambiente.

Fale com a Ambiental Santos, pode ser via Facebook ou Instagram, para descartar corretamente seu óleo.

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!