Embalagens corretas para coleta de óleo para reciclagem!

Existem embalagens adequadas para coleta de óleo usado, independente de quem é o gerador deste óleo. Para a Ambiental Santos, estes geradores estão separados em dois grupos: Gerador Recorrente e Gerador Não Recorrente.

Vamos conhecer um pouco sobre cada um destes grupos!

Gerador Recorrente

Para estes geradores de grande quantidade de óleo (acima de 50 litros por coleta), a Ambiental Santos possui embalagens com alta capacidade, chamados de tambores plásticos. Comércios que se valem de fritura, restaurantes e outros estabelecimentos que produzam acima de 50 litros de óleo a cada período pré-estabelecido recebem este equipamento próprio para o descarte de óleo, sem custo algum. Assim que o tambor plástico está com óleo suficiente para a coleta, a Ambiental Santos recolhe este tambor plástico e deixa outro, devidamente higienizado, vedado e lacrado no seu lugar.

A coleta acontece de acordo com a demanda de cada gerador de óleo, sendo que em alguns estabelecimentos a coleta pode acontecer mais de duas vezes por semana. Quando este tambor plástico atinge a sua capacidade, o cliente entra em contato com a Ambiental Santos para a coleta.

Quando há uma recorrência frequente, o ponto de coleta entra na nossa rota de coleta automaticamente. A Ambiental Santos transporta o tambor plástico até uma estação de tratamento própria onde iniciamos o processo de transformação e reciclagem do material.

É importante que esta coleta não demore muito, uma vez que o óleo pode contaminar o ambiente, apodrecer e atrair pestes como ratos, baratas e outros insetos — além de emitir um mau odor.

Gerador Não Recorrente
O gerador não recorrente é todo aquele que não utiliza o óleo como matéria-prima para o seu negócio ou que utiliza a fritura com pouca frequência. Residências, pequenos comércios, associações beneficentes, entidades de classe, festas de igrejas ou festas particulares e gincanas são alguns dos exemplos de geradores não recorrentes.

Estas festas e eventos acabam gerando quantidades enormes de óleo em um único dia, portanto o descarte adequado precisa ser feito.

Para os geradores não recorrentes, a Ambiental Santos recomenda o armazenamento do óleo em embalagens pet. O ideal é evitar embalagens de vidro e de produtos de limpeza, porém muitos utilizam embalagens de amaciante de roupas pela facilidade do gargalo maior, pela vedação da tampa em rosca e pela praticidade no transporte.

Quando não tiver uma embalagem pet e a única opção for embalagem de amaciantes de roupas, o correto é enxaguar três vezes o recipiente antes de utilizar para o armazenamento do óleo.

Um detalhe importante: não precisa filtrar o óleo na hora de armazenar.

Após o armazenamento, basta entrar em contato com a Ambiental Santos e agendar o dia da coleta!

Siga a Ambiental Santos no Facebook e no Instagram para saber mais sobre a melhor destinação do óleo usado!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!