Coleta e reciclagem correta de óleo vegetal em Curitiba

Todo o óleo utilizado em grandes cozinhas, precisa de um destino correto. Óleo direto na rede de esgoto prejudica o solo, a água, o ar e, consequentemente, toda a biodiversidade. Vale lembrar que um único litro de óleo pode contaminar um milhão de litros de água, além de impermeabilizar o solo, contribuindo para o desequilíbrio do meio ambiente urbano e rural com alagamentos.

Quem pode reciclar?

A Ambiental Santos atende grandes geradores de óleo que produzam mais do que 50 litros de maneira gratuita. A coleta é realizada nas regiões onde a Ambiental Santos atua (Paraná e Santa Catarina) independente de quem gera o resíduo. Locais onde há preparo de comida como restaurantes, hospitais, pastelaria e açougues que tenham máquinas de assar frango e costelarias são alguns exemplos de fonte de óleo, assim como óleo vencido em supermercados.

Óleo vegetal apreendido pela Polícia Federal, de carga de óleo roubada, também é uma das nossas especialidades. Um dos casos em que a Ambiental Santos atua é quando há óleo vazando de caminhão roubado. Nestes casos, a Ambiental Santos consegue esvaziar a carga, higienizar o caminhão e reciclar todo o material.

Em quais casos a Ambiental Santos não realiza a coleta?

A Ambiental Santos não recicla óleo que vai para caixa de gordura. Óleo na rede de esgoto, além de poluir o solo e a própria rede, já está inutilizável para coleta e não tem como reciclar. Por isso é importante que todo o óleo que sai das panelas e fritadeiras siga direto para o nosso recipiente, que chamamos de tambores plásticos. O mesmo acontece quando o óleo cai no chão, também não tem como reciclar.

A Ambiental Santos não recicla óleo mineral lubrificante para motores, principalmente para lubrificar motosserra. Não há como reciclar por dois motivos:

— Pela contaminação de metais pesados

— Pela origem deste óleo não ser vegetal.

Mesmo lubrificantes com base em óleo vegetal não há como aproveitar, justamente pela contaminação.

Precisa descartar o seu óleo corretamente e não sabe como? Entre em contato com a Ambiental Santos e dê o destino certo para o seu óleo!