O que acontece quando jogo óleo de cozinha na rede de esgoto?

Descartar óleo vegetal de cozinha direto na rede de esgoto (ou pior ainda, direto na natureza) é algo que nem em sonhos devemos fazer! A regra é bem clara: Nunca jogue o óleo na rede de esgoto, pois, quando o óleo de cozinha usado é jogado diretamente no ralo da pia ele vai poluir córregos, rios ou qualquer solo que o óleo tiver contato — além, claro, de destruir e entupir a sua tubulação!

Sabia que o óleo também interfere na passagem de luz na água? Sim, o óleo usado retarda o crescimento vegetal e interfere no fluxo de água e impede a transferência do oxigênio. A vida nestes sistemas é praticamente extinta.
E tem mais estragos: este óleo em contato com o solo ou com lixões impermeabiliza o solo, impedindo que a água se infiltre piorando assim o problema das enchentes. O óleo é carregado pela chuva e se acumula nas margens do rio. Imagine anos e anos de óleo se acumulando e destruindo terrenos…
Um grande problema
Um único litro de óleo de cozinha pode poluir até 10000 litros de água — e alguns especialistas entendem que este mesmo litro de óleo pode ser mais prejudicial, atingindo até um milhão de litros de água! O volume de óleo (10000) é o que uma pessoa consome durante 14 anos!
E o tratamento de água? 
O óleo deixa o tratamento da água até 45% mais caro e atinge o efeito estufa pois, o contato da água poluída pelo óleo quando chega ao mar gera uma reação química liberando muito mais gás metano!
Ou seja, o óleo descartado de maneira equivocada e irresponsável causa mais estragos do que as pessoas imaginam. Não faça parte da destruição da natureza, seja um defensor dela com um único ato simples, descarte o óleo corretamente.
Entre em contato com a Ambiental Santos e faça parte da mudança, descartando corretamente o seu óleo vegetal usado!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!