Cuide da qualidade do óleo do seu negócio!

Você sabe o que acontece com o alimento se a qualidade do óleo de fritura estiver ruim? Não é nada agradável e vamos explicar os motivos desta postagem:

Para começo de conversa, o produto frito vai ter um cheiro nada agradável, vai adquirir uma cor escura dando uma aparência nada atrativa para quem vai comer a iguaria. Em um restaurante, isso equivale a expulsar o seu cliente para sempre do seu negócio — acredite, ele nunca mais vai voltar.
A comida ficará encharcada de gordura com um sabor ruim, bem menos crocante e, dependendo do que for fritar, vai acabar queimado por fora e cru ou congelado por dentro.
Neste processo de fritura acontece uma mudança na viscosidade, no sabor, na cor e na produção de fumaça devido às reações químicas. Além do mais, as pessoas que consomem esse produto vão ingerir toda a gordura que é absorvida pelo alimento frito, podendo até causar problemas digestivos — e, dependendo da situação, podendo até interditar o seu negócio.Fique de olho na periodicidade de troca desta gordura.

Dentre os tempos de fritura que são estudados para trocas, de acordo com a revista científica SCIELO, os produtos fritos em óleo que tenham até 9,5 horas de utilização são os mais recomendados, pois acima deste tempo de fritura, observa-se aumento do nível de alteração, principalmente na análise de Compostos Polares Totais (CPT). Em outras palavras, o óleo começa a virar um plástico.

Para aumentar a vida útil da gordura, além de evitar usar o óleo por mais de 9 horas, existem algumas regrinhas interessantes:
* Filtre a sua gordura com frequência;
* Use a temperatura mais baixa possível;
* Cheque a calibração periodicamente;
* Desligue a fritadeira ao final do dia ou reduza a temperatura entre dois turnos;
* Mantenha as fritadeiras limpas;
* Cubra as fritadeiras quando não estiverem em uso;
* Faça uma manutenção periódica da sua fritadeira.

Passou dessas nove horas, entre em contato com a Ambiental Santos para ter a melhor destinação deste óleo vegetal usado! 

Siga a gente no Facebook e no Instagram e faça a sua parte 🙂

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!