Com mais gente cozinhando em casa, como fazer o descarte e a coleta de óleo em condomínios?

Se já é difícil implementar a coleta de óleo usado para descarte em um único estabelecimento, imagine conscientizar todo um condomínio! É muito óleo usado nos lares, ainda mais em tempos de distanciamento social pelo Coronavírus, quando várias famílias começaram a fazer tudo que é receita que aparece na Internet. O resultado: mais óleo sendo usado!

Mas não se preocupe! A Ambiental Santos vai te ajudar a implementar e conscientizar todos os moradores de seu prédio!
Explique o que acontece
Se você for o síndico, faça uma circular explicando que após fazer alguma fritura em casa, despejar a sobra do óleo na pia prejudica todo o sistema de água e esgoto da cidade, causando diversos prejuízos ao meio ambiente e ao próprio condomínio. Explique que ao despejar o óleo de cozinha no ralo da pia, este passa por diversas tubulações dentro das casas, condomínios e grande quantidade do óleo gruda nas paredes desses encanamentos, absorvendo alimentos. Como consequência, ocorre o entupimento do sistema de encanamento e da caixa de gordura, o que aumenta o gasto com manutenção e pode atrair ratos e baratas.

Se você não é o síndico, entre em contato com o responsável para explicar toda essa situação e alerte que há legislações em vigor para evitar que este descarte incorreto aconteça – incluindo multas.
Como fazer a coleta
Para descartar o óleo usado na cozinha é preciso que cada morador espere que o mesmo esfrie para então, colocá-lo, com a ajuda de um funil, em uma garrafa PET. Quando a garrafa estiver cheia, o morador deve ser orientado a destina-la no local estipulado pelo condomínio como ponto de coleta da Ambiental Santos que será posto no condomínio sem custo algum.

O síndico não precisa aprovar em assembleia a coleta seletiva do óleo, mas é interessante aproveitar um encontro do tipo para iniciar a campanha de conscientização sobre o assunto.

Fale com a Ambiental Santos e, mesmo na pandemia, faça a coisa certa: descarte o óleo corretamente!

Siga a gente pelo Facebook agora mesmo.