Óleos do bem

Transformar o descartável em uma boa ação. Esse é o conceito do Projeto Óleos do Bem, criado pela empresa Ambiental Santos, especialista em reciclagem de óleo de cozinha usado, para ajudar as mais diferentes instituições que fazem um trabalho pelo bem das pessoas.

Todos as empresas e condomínios que já fazem a coleta de óleo de cozinha através da Ambiental Santos poderão pedir que parte de cada litro de óleo coletado seja convertido em dinheiro que será destinado ao Hospital Erasto Gaertner e ACRIDAS – Associação Cristã de Assistência Social, além de outras entidades que serão cadastradas no futuro.

A parceria entre Ambiental Santos e essas instituições já acontece há desde 2007, todo o óleo coletado no IAP-PR é revertido em produtos de limpeza para o Hospital Erasto Gaertner, por exemplo, e agora o Projeto óleos do Bem está mais abrangente.

Visando ajudar mais diretamente estas instituições através da coleta de óleo de cozinha usado, o projeto Óleos do Bem foi ampliado e, desde já, toda coleta pode ser revertida em doação. Os beneficiados que quiserem seguir com a opção da troca do óleo vegetal por produtos de limpeza, como habitualmente é feito, não há problema. A novidade é que as empresas poderão optar em reverter este óleo em uma doação em dinheiro, sem fins lucrativos.

NOVO MEIO DE ARRECADAÇÃO

Tanto a ACRIDAS – Associação Cristã de Assistência Social quanto o Hospital Erasto Gaertner ganharam uma nova maneira de conseguir recursos para destinar, da melhor maneira possível. No projeto, uma certa quantia em dinheiro por óleo coletado é destinado para estas instituições, bastando que a empresa, ou condomínio, mencione no momento da coleta do óleo para qual instituição será destinada à doação.

O Projeto Óleos do Bem, traz um ganho enorme para a sociedade com melhoria no atendimento das instituições e ajudando o meio ambiente na coleta de óleo. Lembrando que cada litro pode poluir até 1 milhão de litros de água, o que equivale à quantidade que uma pessoa consome ao longo de 14 anos de vida.

PARCERIA SICREDI

Os condomínios também podem fazer parte do projeto óleos do Bem. Um exemplo bem interessante acontece nos Campos Gerais, no Paraná, quando a Cooperativa Sicredi realiza coleta e reaproveitamento do óleo de cozinha em condomínios em uma parceria com a Ambiental Santos através de uma ações realizadas pela gestão alguns condomínios. Com participação da Assessoria de Programas Sociais da Cooperativa, esta parceria utiliza 30 pontos de coleta de maneira inovadora em um condomínio com 288 apartamentos.

Os moradores das 18 torres do condomínio depositam suas garrafas com óleo nos coletores, regularmente visitados pela Ambiental Santos, e este material é convertido em material de limpeza. Com o Projeto Óleos do Bem, os condomínios também poderão destinar este material como doação para as instituições atendidas.

Conheça as instituições atendidas

Há 36 anos a ACRIDAS atua de forma estratégica para proteger crianças em situação de vulnerabilidade social, garantindo direitos básicos e proporcionando segurança e qualidade em seu acolhimento. Acreditamos que nosso trabalho transforma realidades sociais, possibilitando à criança um olhar de esperança, afetividade e alegria em relação ao seu futuro. Fazemos isso através de programas e projetos com alta capacidade de transformação, elevado profissionalismo e potencial latente de impacto social.
O Hospital Erasto Gaertner é uma instituição de referência na saúde em todo o Brasil. Localizada em Curitiba, o foco do hospital é o tratamento clínico e cirúrgico de pacientes com câncer e doenças oncológicas. Criado por iniciativa do Dr. Erasto Gaertner em 1952, quando o doutor doou um terreno de 62,500m² para a Liga Paranaense de Combate ao Câncer (LPCC), o hospital segue até hoje ampliando suas atividades - como o recém inaugurado Hospital Erastinho.

Até maio de 2020, os atendimentos contra o câncer neste tradicional hospital da capital paranaense incluem números impressionantes:

Número de Leitos (Inclusive UTIs): 179

Número de Servidores Ativos: 1222

Pacientes Matriculados: 4443

Consultas em Ambulatório: 40731

Número de Internamentos: 4025

Número de Cirurgias: 2322

Doses Quimioterápicos: 26912

Casos Novos de Câncer: 1227

Taxa de Ocupação (Geral): 76,1%

Atendimento ao SUS: 87,6%

Total de Pacientes Atendidos: 119.747

Total de Procedimentos Gerados para o Atendimento a Pacientes: 558.195

Como participar?

Todos os condomínios e restaurantes cadastrados na Ambiental Santos, e outros que venham a se cadastrar podem aderir ao Óleos do Bem. Cada litro de óleo recolhido através do programa tem parte da renda convertida em dinheiro para o hospital.
Bares, restaurantes e condomínios que desejam participar desta corrente do bem devem avisar a Ambiental Santos que deseja reverter o óleo em doação para o Hospital Erasto Gaertner.

Entre em contato pelo 0800 944 1050 ou através da nossa página de contato e troque seu óleo de cozinha usado por uma doação ao principal hospital no tratamento de câncer do Brasil.