Gincanas incentivam descarte correto de óleo de cozinha

Uma iniciativa que faz bem!

Uma das melhores maneiras de criar consciência sobre a importância da coleta de óleo vegetal usado para reciclagem é através de gincanas com a comunidade. Sabendo da força destas mobilizações, a Ambiental Santos incentiva e apoia as gincanas e, sempre é convocada para participar.

Normalmente, quem cria as gincanas são entidades como associações de bairro, de moradores, de cidades, as escolas e outras que estejam vinculadas com algum setor da cidade. Estas entidades realizam as gincanas apenas para arrecadação de óleo ou aproveitando outro evento ambiental.
Veja só alguns resultados que estes eventos, que contaram com a participação da Ambiental Santos e que trouxeram muitos benefícios sociais!
Luiz Alves
A pequena cidade de Luiz Alves, em Santa Catarina, mostrou que seus moradores realmente se preocupam com o meio ambiente! Criaram uma gincana para arrecadar óleo na cidade inteira de 10 mil habitantes, resultando 11 mil litros de óleo em apenas sete dias! Esta foi a maior gincana que a Ambiental Santos recolheu óleo até hoje.
O sucesso da iniciativa foi tão grande que os participantes recolheram óleo de fritura de outras cidades vizinhas. Assim que alcançaram 11 mil litros, a Ambiental Santos fez a coleta do material trocando por produtos de limpeza – prontamente doados para um hospital beneficente da região. Foram mil litros de detergente, água sanitária e outros produtos!
Florianópolis
ACIF – Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, uma vez por ano, coordena uma campanha nas escolas para arrecadar óleo de fritura. Há um sistema de premiação voltada para as escolas e as que mais arrecadarem óleo, levam prêmios como projetores, computadores e outros equipamentos. É uma forma de criar conscientização da reciclagem de óleo nas crianças.

Curitiba
Há um ponto de coleta de óleo da Ambiental Santos na Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que aproveita a movimentação de uma feira local bem perto da Secretaria. Toda segunda-feira é realizada a coleta do que foi arrecadado e a média gira em torno de 200 litros semanais. A coleta é revertida em produtos de limpeza para o hospital Erasto Gaertner.
Crie você também a sua gincana
Qualquer instituição, escola ou associação pode criar a sua própria gincana para arrecadar óleo. Basta querer! Vamos ver como?
1- Defina o período que vai durar a gincana
2- Crie a campanha. Faça logo, crie um slogan e defina como ela será realizada. Separar as pessoas por grupos mobiliza mais gente
3 – Incentive com premiações que tragam benefícios para a sociedade, como computadores para escolas ou produtos de limpeza para hospitais
4 – Divulgue pelas redes sociais, incentive que todos participem
5 – Aproveite para levantar questões ecológicas. Se quiser, é possível fazer uma campanha em conjunto para arrecadar outros tipos de materiais recicláveis, como plástico
6 – Uma boa ideia é fazer o encerramento com algum evento. Neste dia, a Ambiental Santos pode fazer a troca simbólica de produtos de limpeza pelo óleo coletado. Para tanto, é necessário entrar em contato com a Ambiental Santos para agendar esta data!
Que tal criar a sua própria gincana? Fale com a gente pelo Facebook ou Instagram e mobilize a sua comunidade!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!