Os perigos das receitas de sabão de óleo usado

Um dos maiores perigos domésticos é tentar fazer sabão caseiro utilizando óleo de cozinha usado e este problema é realmente sério pelas inúmeras fórmulas de sabão de óleo usado que se encontram na internet. É até louvável a boa intenção de reciclar este material, pois em teoria ajuda o meio ambiente e ainda dá uma força no orçamento caseiro, porém óleo usado em frituras para fazer sabão, quando manipulado com outros produtos químicos podem se tornar uma combinação perigosa.

Não faça isso em casa!

Na internet há milhares de receitas e a maioria pede para utilizar soda cáustica no processo de produção e, é aí que reside o perigo! A ingestão acidental de produtos com soda cáustica em sua composição pode ser grave por provocar queimaduras internas, só para citar um dos perigos. As lesões por acidente via soda cáustica exigem um tratamento complexo e demorado.
O resultado do popular sabão caseiro nunca será o mesmo. Enquanto sabonetes normais têm pH alcalino (entre nove e 10), barras feitas de forma amadora geram um produto com pH bem mais ácido, sem capacidade de combater qualquer contaminação, uma vez que é o meio alcalino que impede a proliferação de bactérias. Ou seja, além de perigoso na produção, o resultado pode ser um sabonete ineficiente.
Há uma outra preocupação na fabricação de sabonetes caseiros: a explosão. Em 2015, uma mulher de 26 anos teve parte do corpo queimado quando foi atingida por uma explosão enquanto fazia sabão caseiro em Uberlândia, Minas Gerais. Ao mesmo tempo em que a mulher misturava óleo de cozinha com soda cáustica, também estava cozinhando o almoço quando uma reação química provocou a explosão. De acordo com vizinhos, para escapar da fumaça tóxica, a vítima pulou da sacada do 2º andar, de uma altura aproximada de 7 metros. Com química não se brinca!
Seja como for, há o risco de contaminação, de explosão e inalação de vapores e fumaça tóxica!
A melhor solução é descartar o óleo de cozinha corretamente e nunca tentar fazer nada com ele.
Encontre aqui os pontos de coleta do Paraná, e aqui os pontos de coleta de Santa Catarina.
Deixe o óleo de cozinha nas mãos profissionais da Ambiental Santos! Fale com a gente pelo Face e Instagram e evite acidentes que podem ser fatais!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!