Cuidado: óleo usado é alvo de quadrilhas!

Nos Estados Unidos em 2018, aproximadamente 635.000 toneladas de óleo de cozinha usado foram transformados em biodiesel. Na matemática pura e simples, isso representa 1.741 toneladas por dia. Como diversos restaurantes reciclam resíduos ao invés de descartar o óleo usado, o volume de matéria-prima para biocombustível aumenta a cada ano que passa. Porém, a Associação Nacional de Renderizadores afirma que até US$ 75 milhões acabam desviados ilegalmente – e grande parte deste óleo acaba nas refinarias por outros meios.
A busca pelo óleo usado aumentou pois os preços dos biocombustíveis estão subindo, fazendo desta matéria -prima alvo de quadrilhas de bandidos.

Assim como nos Estados Unidos, aqui no Brasil também existe um verdadeiro mercado negro para o óleo roubado. O óleo de cozinha se transforma em produtos de limpeza, maquiagens, tintas, lubrificantes, ração para animais – além do biocombustível propriamente dito.
Aqui acontece o mesmo
No Brasil há casos de empresas não autorizadas a trabalhar com reciclagem que roubam óleo de cozinha de restaurantes e lanchonetes. Funciona assim: muitas destas quadrilhas se identificam como uma empresa autorizada para a coleta e, em um momento de distração (geralmente quando há um grande fluxo de trabalho em horário de pico), conseguem levar grande quantidade de óleo.
Isso sem falar nos golpistas. Em julho de 2019, três suspeitos de aplicar golpes em restaurantes e furtar óleo vegetal usado foram presos pela Polícia Civil na capital paranaense. No golpe, os três se passavam por funcionários de empresas autorizadas para coleta e roubavam todo o material. A prisão aconteceu na Avenida Manoel Ribas, no bairro Mercês, bem depois que o trio “limpou” alguns restaurantes em Santa Felicidade.
Seja precavido
Ambiental Santos é uma empresa pioneira no Paraná na coleta e reciclagem de óleos e gorduras vegetais descartados pela indústria alimentícia. Somos profissionais licenciados e seguimos à risca a legislação vigente, atendendo de forma responsável e segura.

A Ambiental Santos possui o CTF (Cadastro Técnico Federal), do IBAMA, que certifica o encaminhamento de resíduos industriais aos locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final, licenciados ou autorizados pelo IBAMA.

Para evitar maiores problemas e não ter seu óleo de cozinha roubado por quadrilhas, listamos alguns cuidados para seu estabelecimento!
– Não deixe que entre em seu estabelecimento pessoas não autorizadas
– Em momentos de grande movimentação (hora do almoço, etc) fique atento com pessoas estranhas perto de onde você armazena óleo de cozinha
– Deixe todo o óleo de cozinha que está armazenado protegido em uma ala do restaurante. Evite deixar em uma parte externa.
– Peça sempre a identificação de quem se apresentar como coletor de óleo usado da Ambiental Santos
– Mesmo com a identificação, se surgir alguma dúvida com relação à veracidade do documento, ligue para a Ambiental Santos

Siga a gente no FACEBOOK e no INSTAGRAM para saber das novidades sobre coleta de óleo de cozinha!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!