5 passos para fazer o descarte adequado do óleo de cozinha

Ambiental Santos não pára de conscientizar pessoas e empresas para o descarte correto do óleo de cozinha usado. A empresa entende que a educação ambiental é base para um futuro melhor, com menos poluição e mais qualidade de vida. Se por um lado a tecnologia é parte fundamental para reduzir a quantidade de óleo que é desperdiçada nos ralos das residências e no esgoto dos estabelecimentos (principalmente restaurantes), por outro as pessoas precisam estar atentas e fazer a sua parte.

Para ajudar o consumidor a não despejar o óleo usado em locais inadequados e de quebra esclarecer sobre os impactos ambientais negativos nas redes de esgoto, rios, lagos e mares, que tal olharmos em como fazer este descarte corretamente?
 
1° passo: Espere esfriar o óleo
Pode parecer até meio óbvio, mas o óleo frio é mais seguro para quem está manuseando o material. Evita acidentes com queimaduras e mantém integridade da embalagem, que é a nosso próxima etapa.
2° passo: Armazenar na garrafa pet
garrafa pet é mais fácil de se transportar, não pesa, não quebra e possui uma tampa de rosca que pode fechar hermeticamente a garrafa. Com o óleo frio, a garrafa não derrete e nem deforma. Além do mais, é mais fácil conseguir uma garrafa de refrigerante ou de água mineral vazia para processo.
3° passo:  Evitar odores e insetos 
Se não tiver como levar a embalagem diretamente ao posto de coleta, é melhor armazenar esta embalagens em um lugar seguro. Não pode ter muito sol direto para evitar cheiros desagradáveis que podem atrair insetos e ratos. Por isso passe uma água com detergente na embalagem assim que fechar a tampa. Deixe em um lugar seguro, longe de animais e de crianças, e o mais importante: não acumule muitas garrafas.
4° passo: Limpe bem a cozinha – IMPORTANTE
Já armazenou o óleo? Agora você precisa higienizar as panelas e outros elementos que tiveram contato com o óleo, como a pia e os talheres. Use um papel descartável, papel toalha por exemplo, com detergente e água quente. Não ligue a torneira para limpar diretamente na pia, para que nenhuma gota de óleo vá para o esgoto.Descarte este papel depois.
5° passo: Leve até o posto de coleta 
Agora sim é hora de descartar o óleo! A Ambiental Santos possui diversos pontos de coleta, algum destes pontos deve ser perto da sua casa. Leve a garrafa já preparada ou entre em contato com a Ambiental Santos e pronto, você já fez a sua parte! Não entregue seu óleo para qualquer carro na rua, eles podem não ser autorizados e descartar o óleo (ou a sobra dele) em qualquer lugar fazendo com que você perca todos os passos anteriores.
Siga a Ambiental Santos no Facebook e no Instagram para saber outras dicas interessantes sobre ecologia!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!