Por que a Ambiental Santos cuida EXCLUSIVAMENTE de óleo vegetal e não de óleo mineral?

Existe muita diferença entre óleo vegetal e óleo mineral, tanto na sua origem quanto na sua destinação final. A Ambiental Santos, por exemplo, trabalha exclusivamente com o tratamento de óleo vegetal usado, aquele que todos usamos para frituras em casa ou nas cozinhas profissionais. Mas qual o motivo da Ambiental Santos não “pegar” óleo de origem mineral? Afinal de contas, não é tudo óleo?  Vamos explicar esse pequeno/grande detalhe!

Os óleos vegetais são derivados de produtos vegetais, como sementes, nozes e frutas. Suas fontes populares incluem amendoim, soja, girassol, linhaça, amendoim, coco, ameixa, azeitona (azeite de oliva), por exemplo. Esses óleos, geralmente, não contêm nenhuma substância tóxica altamente prejudicial para o consumo humano, mas com o avanço tecnológico, muitos óleos passaram a atender demandas industriais para a produção de vários itens.

Portanto, os óleos vegetais podem não ser necessariamente comestíveis; no entanto, eles são orgânicos, biodegradáveis ​​e reutilizáveis – mas altamente contaminantes quando entram em contato com o meio ambiente. São recicláveis e fazem parte do negócio da Ambiental Santos.

Os óleos minerais são hidrocarbonetos à base de petróleo derivados da destilação do petróleo bruto. Geralmente subprodutos do processo de extração de gasolina e outros produtos petrolíferos, são incolores e inodoros, mas não são adequados como ingrediente alimentar para consumo humano pelos vários compostos tóxicos. Uma curiosidade: os óleos minerais são amplamente utilizados para produção de óleo de bebê, cosméticos, laxantes, tintas, vernizes, lubrificantes, óleo de motor, fluido de freio – ou seja, mais industrial, impossível.

Além do petróleo bruto, os óleos minerais também podem ser extraídos do xisto betuminoso. No entanto, a extração é muito cara e não é feita convencionalmente.

Assim, como a água não se mistura com óleo, o óleo vegetal não se mistura com óleo mineral. Cuide do meio ambiente e, se tiver óleo vegetal usado, entre em contato com a Ambiental Santos para o descarte adequado.

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!