Economize em casa com estas dicas para não usar muito óleo

A Ambiental Santos sempre foi incentivadora das boas práticas com óleo vegetal – seja pela saúde das pessoas, seja pela correta destinação do óleo usado ou, agora, pelo preço astronômico que cada litro é vendido nos mercados.

Para economizar em casa e aproveitar ao máximo cada gota de óleo, existem algumas dicas que farão a diferença na sua cozinha, no seu bolso e para o meio ambiente.

Comece usando pouco óleo para refogar. Apenas o mínimo de óleo possível na hora de refogar os legumes já é suficiente para dourar a comida – um filete de óleo resolve bem. São alimentos que não exigem muito óleo por possuírem uma quantidade significativa de água, ou seja, vai ficar pronto rapidinho.

Vai fritar carne? Usar papel absorvente para secar carnes de todos os tipos. Agora, se você precisa untar uma forma para preparar um bolo, o papel é outro. Utilize papel vegetal em vez de óleo – vai dar certinho!

Mude sua panela de ferro por uma que seja antiaderente. Esse tipo de panela já está preparada com uma camada especial que evita comida grudada mesmo sem óleo. Você vai usar menos óleo e é uma maravilha para os grelhados, evitando que eles sejam fritos. Pode colocar um “filetinho” de óleo, se desejar, mas não faz falta.

Por fim, siga a receita como deve ser, exatamente na medida estabelecida. Não hesite em usar colheres ou outro tipo de medidor para o óleo – uma colher de óleo não é um esguicho! Só um pouquinho a mais de óleo acrescenta muitas calorias aos pratos e impacta na saúde – além de fazer o óleo acabar rapidinho!

Seja consciente com o óleo desde o preparo das comidas até o descarte do óleo que sobrou!

Fale com a Ambiental Santos e economize o quanto puder!

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!