O pecado do desperdício de óleo vegetal ainda está entre nós

O resíduo de óleo vegetal é um subproduto comum em restaurantes e fábricas de processamento de alimentos. Esse desperdício ocorre quando o óleo se separa dos alimentos processados ​​com óleo vegetal, como algodão e óleo de soja. Esses resíduos também são criados durante os processos de cozimento em casa e são problemáticos.

Além de ter um cheiro desagradável, os resíduos podem causar problemas de saúde se não forem manuseados corretamente. Para evitar problemas de saúde e danos ambientais, é importante reduzir a quantidade de resíduos de óleo vegetal gerados.

A maioria dos resíduos ocorre quando as cozinhas dos restaurantes descartam óleos de cozinha usados. Com o tempo, os resíduos acumulados de óleo de cozinha podem danificar gravemente máquinas de frituras e contaminar as águas subterrâneas. Para evitar isso, as empresas geralmente descartam óleos de cozinha não utilizados, enviando-os para locais de descarte, mas essa nobre atitude requer um esforço dedicado de tempo e boa vontade – além da contratação de operadores especializados em descarte.

Importante lembrar que o descarte inadequado pode liberar compostos nocivos na atmosfera, aumentando as emissões de gases de efeito estufa e causando o aquecimento global.

Para reduzir o desperdício de óleo vegetal nos locais de descarte, as empresas devem planejar com antecedência para minimizar o uso desnecessário de óleos vegetais implementando sistemas para reciclar com segurança seus óleos de cozinha usados.

Outra maneira de reduzir o desperdício de óleo vegetal acontece quando os consumidores mudarem a forma como cozinham. Preparar refeições com tempos de cozimento curtos evita que o óleo residual se separe dos alimentos.

Como resultado, reduzir a combustão na cozinha reduz as emissões de monóxido de carbono que podem converter combustíveis líquidos em compostos gasosos prejudiciais. Se a combustão produz muito mais dióxido de carbono do que o combustível utilizável, reduzi-lo reduz drasticamente a necessidade de substituir os resíduos de óleo vegetal.
Planejamento é a arma contra o alto volume de óleo usado desperdiçado

O desperdício de óleo é fácil de evitar se os empresários planejarem com antecedência e os consumidores cozinharem adequadamente os alimentos. Além disso, qualquer pessoa com acesso ao local de descarte pode ajudar a reduzir a contaminação seguindo os procedimentos de manuseio seguro.

 

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!