Logística de óleo: um dos desafios para a indústria de reciclagem de óleo usado

Ter um país tão grande em termos de área terrestre, com muitas cidades a centenas de quilômetros de distância, torna a coleta do óleo vegetal usado um desafio. Entre a coleta e a reciclagem, existe um passo que é um grande desafio do processo: a logística do óleo usado.

A Ambiental Santos, maior autoridade do Paraná e Santa Catarina de reciclagem de óleo vegetal, trabalha com veículos próprios adaptados para este tipo de transporte, com profissionais treinados para evitar quaisquer riscos.

No Brasil, a questão logística acaba sendo um entrave. O transporte do óleo precisa contemplar três fontes:

– as fontes de abastecimento ou pontos de coleta;
– o ponto de transformação do óleo e
– o destino do produto já tratado, como indústrias

A eficiência logística precisa contemplar a densidade do óleo no transporte e as autorizações das entidades governamentais. Não é, portanto, qualquer veículo que pode transportar este material. O desafio logístico engloba o tamanho dos veículos, as regras de trânsito, o custo do combustível e as autorizações legais. Nem todas as cidades possuem empresas preparadas para este transporte, aumentando de acidentes e vazamentos perigosos para o meio ambiente.

Coleta no Paraná e em Santa Catarina
A frota da Ambiental Santos possui veículos preparados com câmbio automático – detalhe fundamental para maior economia de combustível – e alta capacidade de carga de incríveis seis toneladas! Ou seja, uma única viagem consegue atender diversos pontos de coleta simultaneamente.

E tudo com segurança e dentro da legislação sobre transporte de cargas perigosas!

Como o óleo fica armazenado no caminhão?
Muitos devem imaginar que um caminhão preparado para reciclagem de óleo vegetal é parecido com caminhões pipa, mas é bem diferente! O óleo não é despejado em um grande tanque.

Conhecendo os perigos de tentar descartar o óleo que você não precisa de forma alguma, a Ambiental Santos criou um sistema de descarte que é, bem da verdade, muito fácil!

Despeje o óleo que sobrou na fritadeira ou nas panelas em uma garrafa plástica.

Não use recipientes de vidro: eles podem quebrar. Espere, sim, que esfrie para evitar possíveis acidentes. Lembre-se de fechar bem o frasco quando estiver cheio.

Se você é um grande gerador de óleo usado, como restaurante, o próximo passo é entrar em contato com a Ambiental Santos e agendar a coleta – lembre-se que o caminhão vai precisar seguir uma rota específica, para não gastar combustível por aí.

Agora, se o óleo é de origem doméstica, fique atento com os pontos de coleta. Existem associações que possuem as chamadas bombonas, recipientes grandes chamados de contendores, para este tipo de resíduos. Com certeza você tem um bem pertinho da sua casa!

Faça sua parte! Separe o óleo e deixe que a Ambiental Santos faça todo o trabalho – inclusive o de levar com segurança para a reciclagem.

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!