Óleo usado soltando fumaça preta na cozinha é um sinal de alerta

Reutilizar óleo vegetal é uma prática comum nas cozinhas de muitos lares, mas pode ser perigoso para a saúde. Quando tivemos o aumento dos preços dos alimentos durante a pandemia, muitas pessoas passaram a reutilizar óleo na cozinha para economizar. Acontece que esse hábito, que já era comum antes, aumentou nos últimos anos, é um perigo se o mesmo óleo for utilizado muitas vezes.

Para Vitor Dalcin, Diretor da Ambiental Santos, o primeiro sinal de perigo está na cor e no cheiro da fumaça do óleo: “Ao ser submetido a altas temperaturas, o óleo sofre alterações químicas e vai perdendo suas propriedades, criando um cenário de formação de substâncias tóxicas cancerígenas, como acroleína”

Vitor explica que o óleo pode ser usado mais de uma vez, porém é bom ficar atento com a fumaça após algumas horas de uso. Se a fumaça estiver muito escura, com cheiro forte e deixando o sabor dos alimentos estranho, é hora de separar este óleo em uma garrafa pet, vedar a tampa e destinar para a reciclagem.

O óleo usado faz muito mal para saúde?
A ingestão de alimentos fritos com óleo muitas vezes usado vai trazer problemas de saúde. Além das chances de câncer aumentarem significativamente, há o risco de aumento de casos de doenças cardíacas, inflamações crônicas no intestino e até mesmo úlceras e demais problemas estomacais.

“O ideal é não deixar o óleo chegar neste ponto e uma boa dica é usar o óleo na temperatura ideal abaixo de 180ºC, já que o chamado ‘ponto de fumaça’ está entre 180ºC e 190ºC”.

Outro ponto de atenção é evitar inalar essa fumaça, mas esta dica vale também para óleo novo. A dica é evitar usar o mesmo óleo por mais de três vezes, nunca misturar óleo novo com óleo usado e muito menos fritar com óleo bem escuro, que está queimado e com restos de outras frituras.

Descarte correto é a melhor opção
Por fim, Vitor lembra que além de evitar problemas para a saúde, o descarte de óleo usado ajuda o meio-ambiente. O óleo vegetal descartado diretamente na pia da cozinha vai causar entupimento nas tubulações, deixar o solo impermeável e criar inúmeros problemas na questão da contaminação da água em todas as suas formas, seja em rios, lagos, praias ou lençóis freáticos.

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!