Sinais de que o óleo com que você está cozinhando se tornou tóxico

A Ambiental Santos recomenda a melhor destinação do óleo usado por diversos motivos que já foram trazidos neste blog de maneira incansável:

– a poluição ao meio ambiente pela contaminação das águas e impermeabilização do solo de maneira quase irreversível;
– o prejuízo causado nas tubulações quando há entupimentos da estrutura;
– multas para estabelecimentos que insistem em não descartar corretamente o óleo usado e
alagamentos das vias urbanas.

Estes são os temas mais frequentes por aqui, mas existe outro detalhe com relação direta com a saúde de quem usa o óleo em casa: o consumo do óleo vegetal quando ele se torna tóxico.

Como saber quando o óleo chegou ao fim do seu ciclo doméstico e precisa ser descartado? Um ponto de atenção é a fumaça. Se estiver bem escura, ou com um cheiro estranho, é sinal de que o óleo já começou a perder propriedades e se tornou tóxico. Durante a fritura diária, o óleo quando é submetido a altas temperaturas constantemente sofre transformações químicas bem desfavoráveis. Os processos de termo degradação, que é a quebra da composição química do produto, são acelerados e as substâncias geradas em altas concentrações podem ser prejudiciais à saúde.

E tudo começa com a hidrólise que ocorre entre a água do alimento (ou a umidade do óleo) e o óleo, gerando um aumento de ácidos graxos livres que favorece os processos de oxidação. Esta reação é bem perceptível, pois faz com que o óleo tenha odor e sabor desagradável.

Atenção para a oxidação
Outra reação que prejudica o óleo é a ação do oxigênio do ar sobre os ácidos graxos, principalmente poli insaturados, formando composto instáveis ​​chamados hidroperóxidos e radicais livres. Na prática, o contato dessas substâncias com outros compostos reduz a qualidade do óleo e se nota no cheiro, na cor, coma formação de espuma, na densidade e viscosidade. Ou seja: o óleo ficou realmente tóxico e perigoso para o coração, com riscos para o aumento do risco de certos tipos de câncer. O perigo fica mais grave conforme se aumenta o tempo de uso deste óleo na fritura.

Para manter o óleo por mais tempo, antes de fritar seque bem os alimentos e evite que venham diretamente da geladeira ou freezer, pois a água favorece a decomposição do óleo. Depois disso, filtre os restos de comida e guarde-os em uma jarra sem umidade e onde a luz não penetre – sim, a luz também prejudica a composição.

Agora, se o óleo estiver viscoso, com cheiro estranho e fumaça densa demais, separe este óleo usado frio em garrafas pets, feche bem e entre em contato com a Ambiental Santos para o melhor descarte. É hora de trocar o óleo.

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!