Air Fryer também gera gordura que deve ser reciclada

Um dos eletrodomésticos que ganhou presença de destaque nos lares do país é a chamada Air Fryer. O Brasil comercializou 4 milhões de unidades em 2020 e este número cresceu 20% na pandemia quando o isolamento social e o fechamento temporário de bares e restaurantes pela COVID-19 aumentou a procura pelo equipamento.

O diferencial do Air fryer é a capacidade de preparar alimentos sem o uso de óleo vegetal e com a alta dos preços do litro do óleo, o equipamento se tornou uma alternativa eficiente, principalmente para famílias menos numerosas que necessitam fazer pouca comida para uma refeição:

“O conceito de que esta fritadeira não usa óleo é verdadeiro, mas ainda existem resíduos de gordura que estão presentes nos próprios alimentos e também precisam de atenção” explica Vitor Dalcin, diretor da Ambiental Santos.

Gordura dos alimentos está na composição
Alimentos de origem animal que possuem gordura própria da carne são os melhores exemplos. Essa gordura é aquecida no alimento e escorre, gerando material que deve ser descartado corretamente ao invés de seguir o caminho da pia da cozinha.

Alimentos ultra processados e congelados geralmente tem em sua composição óleos comestíveis, que acabam sobrando no preparo. Mesmo sendo um aparelho que funciona à base de ar quente em alta temperatura, muitas pessoas optam por colocar um filete de óleo ou uma pincelada de azeite de oliva para dar aquele toque gourmet.

Este óleo em altas temperaturas vai escorrer junto com água, seja do próprio congelamento ou do fato de estar congelado. Mesmo em pequenas quantidade, o óleo que sai dos alimentos do Air Fryer tem capacidade de entupir tubulações e contaminar o meio ambiente:

“A quantidade pode até ser pequena, mas vai se acumulando nos canos retendo outros detritos, prejudicando o fluxo da água e entupindo os canos. Frango e batatas congeladas, por exemplo, possuem essa gordura extra que não estão presentes quando se prepara na maneira tradicional, quando se corta uma batata. Na Air Fryer, esta composição faz com que o alimento fique crocante por fora e macio por dentro graças à gordura já presente no produto industrializado.”

Produtos assados também geram gorduras
A mesma situação acontece quando assamos um alimento. Por mais que a receita não utilize óleo de soja ou de qualquer outro tipo no preparo para a forma, o mesmo efeito do Air Fryer acontece com o alimento que elimina gorduras conforme está sendo preparado.

A quantidade é pequena quando comparamos com a fritura tradicional, mas suficiente para se acumular quando não descartado corretamente:

“Este problema aumenta consideravelmente ao percebermos o volume de pessoas que preparam alimentos assados e não se preocupam em descartar esse óleo justamente por ser uma quantidade pequena que sobra. O ideal é separar este óleo, que está junto com outros elementos com os restos de comida e água, separar em garrafas pets devidamente vedadas e destinar para reciclagem” completa Vitor.

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!