Condomínios podem economizar e ajudar o meio ambiente reciclando óleo usado

De todo lixo gerado por condomínios, o óleo vegetal usado é o mais poluente e, ao mesmo tempo, o com maior potencial de lucro e benefícios. Assim como qualquer outro resíduo, o óleo, quando descartado incorretamente, polui tanto o meio ambiente, quanto a própria estrutura dos moradores, como o entupimento de canos. No entanto, quando descartado corretamente, pode ser reciclado e produzir economia para o condomínio

“Já existem muitos condomínios residenciais que reciclam óleo vegetal usado e sabem dos benefícios.  Além de ajudar o meio ambiente, a coleta deste material pode representar economia com a troca do óleo vegetal usado por materiais de limpeza, como detergentes e desinfetantes” explica Vitor Dalcin, diretor da Ambiental Santos.

Como proceder para trocar óleo por produtos de limpeza?
Instalar um coletor de óleo vegetal no condomínio é o primeiro passo. O coletor pode ser colocado na área comum do condomínio para que todos os moradores levem suas garrafas pets devidamente fechadas para a coleta.

Mais que ajudar o próprio condomínio, essa troca ajuda na redução da quantidade de resíduos que vão para aterros sanitários: “Por isso o óleo precisa estar em garrafas pets bem fechadas, para evitar vazamento até o dia em que o caminhão vai realizar o transporte. Todas as residências possuem uma garrafa de refrigerante ou similar que tenha uma tampa hermética, que evita vazamentos até o dia agendado para o transporte do óleo

Ao trocar o óleo velho por produtos de limpeza, o condomínio economiza nas compras mensais com o necessário para limpar e higienizar áreas comuns: “Vale lembrar que estes produtos não são feitos com óleo usado, mas com insumos novos e apropriados para limpeza pesada” 

Evitando multas por descarte incorreto de óleo vegetal
Além de economizar na troca do óleo usado por produtos de limpeza, o descarte correto de óleo vegetal evita multas que podem impactar no orçamento coletivo:

“O valor da multa por descarte incorreto de óleo vegetal varia conforme a cidade ou estado. Síndico nenhum vai querer gerar tais multas e, para evitar este gasto, é importante descartar o óleo vegetal usado de forma adequada e somente com empresas que emitem certificados oficiais válidos que comprovem a destinação, evitando assim, multas.” completa Vitor.

 

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!