Curitiba e RMC pode reciclar até 40 toneladas de óleo vegetal por dia

Quanto óleo vegetal é consumido diariamente no Brasil? Somando residências e restaurantes, a média é de 3 bilhões de litros por ano, incluindo o popular óleo de soja até produtos cuja produção é bem menor, como óleo de dendê. Nosso país recicla algo em torno de 30 milhões de litros de óleo vegetal por dia em todo território nacional e esse número ainda é baixo. Em 2010, por exemplo, o país reciclava apenas 10 milhões de litros por dia.

Grande parte destes 3 bilhões de litros são jogados anualmente no sistema de esgoto e as tubulações concentram camadas de óleo densas que impedem a passagem da água – e o óleo que consegue chegar em algum ambiente aquático cria uma densidade menor que a da água e praticamente flutua, prejudicando a entrada de luz solar para fotossíntese de algas.

Para que este óleo não seja descartado de forma incorreta nas tubulações, vias públicas e, pior, direto na natureza, seria necessário processar toneladas de óleo todos os dias para criar um novo produto:

“O poder público vai ter que gastar muito dinheiro e tempo para tentar limpar esta poluição, não adianta ignorar. O óleo, em contato com água em rios e lagos, tem lenta degradação, facilita a proliferação de bactérias que liberam gás metano, prejudicial para a atmosfera” enumera Vitor Dalcin, CEO da Ambiental Santos, uma das maiores empresas de reciclagem de óleo vegetal de todo o Brasil.

RMC pode recicla até 40 toneladas
Somente na Região Metropolitana de Curitiba, cinco toneladas de óleo usados são processados e transformados diariamente na cidade de Itaperuçu. Tal volume poderia ser muito maior se mais óleo vegetal fosse direcionado corretamente para reciclagem. Em questão de horas, o óleo usado deixa de ser um perigo mundial e se transforma em produto de base para a indústria química pesada nas regiões sul e sudeste do Brasil:

“Atualmente transformamos cinco toneladas de óleo por dia, mas a estrutura consegue transformar facilmente 40 toneladas. Este óleo vem de restaurantes e pontos de coletas públicas espalhados em locais estratégicos em cidades de Santa Catarina, Curitiba e cidades adjacentes à capital paranaense, mas existe muito óleo nestas regiões que não ganham o destino corretamente”.

Tirando óleo vegetal usado do meio ambiente
É preciso criar projetos de educação ambiental mais objetivos para conscientização da sociedade por meio de divulgação dos impactos ambientais e mostrar quais são os benefícios da reciclagem do ponto de vista ecológico e indústria:

“São poucas as usinas realmente preparadas para reciclar óleo usado. Além destas campanhas, é necessário que todas as regiões do país criem estruturas para transformar este óleo. Para criar essa estrutura é preciso ter licenças e certificados que permitam operar e transportar este material. É um investimento necessário para criar uma logística reversa eficiente. ”

Vitor reforça que o aspecto mais importante é a conscientização da sociedade e na divulgação das possibilidades de reciclagem. A parte da população que possui esse conhecimento do descarte correto do óleo ainda é muito pequena e o esforço deveria se concentrar em pessoas e restaurantes que seguem descartando óleo usado incorretamente.

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!