Óleo de cozinha usado pode atrapalhar verão catarinense?

Como restos de frituras ou uma colher de óleo vegetal pode impactar negativamente o turismo nas praias de Santa Catarina? O impacto do óleo vegetal na poluição de praias são significativos e podem ser de longo prazo. Quando descartado incorretamente, o óleo tem a capacidade de contaminar solo, água e afetar a vida selvagem em qualquer ambiente, mas na praia esse efeito é dramaticamente maior.

Para Vitor Dalcin, Diretor da Ambiental Santos, o óleo vegetal descartado incorretamente causa um efeito dominó capaz de estragar, não apenas a temporada de férias, mas a rotina da cidade, tão logo o verão acabe.

A poluição de praias por óleo vegetal também pode ter um impacto econômico negativo:
“As praias podem ter restrições para veranistas, prejudicando tanto o turismo quanto a economia local. O óleo vegetal é um poluente orgânico que impede a respiração das plantas e dificulta a absorção de nutrientes e esse impacto é maior mesmo na água do mar, criando uma barreira para a luz solar para a fauna marítima e deixando a água tóxica para peixes e outros animais aquáticos”.

Contaminação é pior na praia
Se o óleo vegetal causa diversos transtornos quando contamina solos mais firmes, na areia o efeito é mais devastador. O óleo se infiltra mais facilmente pela areia, que também é um ambiente de vida para inúmeros animais da praia:

“O óleo vai afetar a qualidade ambiental de diversos ecossistemas costeiros, não apenas praias. Costões rochosos, manguezais e áreas verdes próximas sofrem quando entram em contato com óleo vegetal. O resultado é uma praia com sérios problemas para animais, plantas e banhistas que também podem se contaminar.”

Atividades locais prejudicadas
Afastar turistas é apenas um dos efeitos para a economia local. O óleo vegetal pode matar peixes e crustáceos, além de afastar quantidades consideráveis de peixes que os pescadores locais utilizam para seu sustento.

Vitor explica que sem a pesca, muitas localidades começam a sentir outro efeito do óleo vegetal irregular no meio ambiente:

“Peixes e outros frutos-do-mar são base da gastronomia de muitas cidades litorâneas de Santa Catarina e também são uma importante fonte de renda para comunidades inteiras. No entanto, o óleo de cozinha usado pode afastar esses animais marinhos, pois dificulta a respiração e a locomoção. Além disso, os peixes, camarões, lagostas e caranguejos capturados em águas contaminadas podem estar contaminados pelo óleo e representar um risco à saúde humana” lembra Vitor.

Como proceder corretamente
Bares, quiosques e restaurantes são grandes geradores de óleo de cozinha usado. Por isso, é importante que esses estabelecimentos destinem esse resíduo em empresas legalmente habilitadas com todos os certificados para coleta, transporte e reciclagem do material.

Quer receber conteúdo como este? Inscreva-se!